Autor: Assessoria Prefeitura Cubati

Parabéns: Cubati comemora seus 59 anos de emancipação política

Nesta quarta feira (06), a cidade de Cubati comemora seus 59 anos de emancipação política, um motivo de festejar, aliás, o município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, se tornando uma cidade referência para as demais da região. O prefeito Dudu Dantas que coincidentemente também faz aniversário na mesma data parabenizou a cidade. “Hoje […]

06/07/2018 0h37 Atualizado há 2 anos atrás

Nesta quarta feira (06), a cidade de Cubati comemora seus 59 anos de emancipação política, um motivo de festejar, aliás, o município tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, se tornando uma cidade referência para as demais da região.

O prefeito Dudu Dantas que coincidentemente também faz aniversário na mesma data parabenizou a cidade. “Hoje 06 de Julho, quero parabenizar nossa amada Cubati que completa seus 59 anos de emancipação política. Reafirmamos o compromisso de continuarmos trabalhando para o desenvolvimento do nosso município, e junto com o povo cubatiense fazermos uma cidade cada vez melhor.” Falou o gestor municipal.

De acordo com as informações atualizadas em 2017 pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) a população estimada é de 7.272 habitantes.

 

Um pouco sobre a história:

Cubati, em tupí guarani, quer dizer planta d′agua, duas fazendas com o mesmo nome, Canoas, de propriedade dos senhores Manoel de Barros e Targino Pereira da Costa, ficavam no lugar onde hoje se ergue a cidade de Cubati. Pouco tempo depois Manoel de Barros fez doação de um pedaço de terras para a construção de uma capela em louvor a São Severino e em seu redor, começaram surgir novas casas ocupadas por famílias recém-chegadas de outras regiões. A primeira feira do local foi realizada na casa de fazenda de Manoel de Barros. Em 1938, foi construída a Igreja que hoje serve como matriz distante da primeira capelinha.

Distrito criado com a denominação de Canoas, pela lei estadual nº 424, de 28-10-1915, e por ato anterior a 02-03-1938, subordinado ao município de Picuí. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Canoas passou a denominar- se Cubati. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cubati figura no município de Picuí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cubati permanece no município de Picuí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cubati, pela lei estadual nº 2076, de 30-04-1959, desmembrado de Picuí. Sede no antigo distrito de Cubati. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-07-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Canoas para Cubati alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

 

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support