Município de Cubati adere à programa de capacitação e valorização de catadores de recicláveis

A Prefeitura de Cubati através da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), deu início, nesta quarta-feira (04) ao projeto Reciclo – Despertando Municípios, que desenvolve ações de educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores recicláveis.

Nesta primeira etapa, foi realizada uma reunião com os catadores da cooperativa de reciclagem da cidade, para que seja feito um diagnóstico do perfil socioeconômico e psicossocial dos trabalhadores. Durante a atividade, foram distribuídas cestas básicas ofertadas pela gestão municipal e a FAMUP.

Os pilares do projeto buscam melhorar a renda dos catadores e ainda conscientizar a população sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais.

A secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Adriana Caetano, esteve representado o prefeito José Ribeiro que devido a sua agenda não pôde participar. “O projeto Reciclo vai atuar para fortalecer a valorização dos catadores. É uma forma de desenvolver essa atividade em nossa cidade e ajudar na garantia de renda dos trabalhadores”, pontuou a secretária.

Entre as ações previstas estão workshops com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social, e no final, será apresentado os resultados das capacitações e o diagnóstico socioeconômico e demográfico dos catadores de material reciclável. Todos irão receber uma ajuda de custo durante as capacitações para contribuir com a segurança alimentar de cada catador e seus familiares.

COMPARTILHAR