Prefeitura realiza capacitação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Na tarde desta terça-feira (17), a prefeitura de Cubati através da Secretaria de Assistência Social, realizou com os profissionais da rede municipal e estadual, a Capacitação de Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes. O encontro faz parte da programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

Com o tema “Atendimento às Vítimas de Abuso e Exploração Sexual: NÃO REVITIMIZAR”, os representantes e coordenadores das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Cras, Coordenadoria da Mulher e Conselho Tutelar, reforçaram a precisão ao combate e alerta à violência sexual no município.

A Secretária da Assistência Social, Adriana Caetano, falou do quanto a capacitação é importante no cenário atual. “A Capacitação foi pensada para que os profissionais em ativa compreendam o momento delicado, desde o conhecimento de um caso de violência sexual até sua denúncia, sabendo direcionar e atender, sem revitimizar, com empatia e segurança à vítima”, explicou Adriana Caetano.

A palestrante do referido evento, Keiles Lucena, que também ocupa os cargos de Secretária de Assistência Social de Picuí-PB, Conselheira Fiscal e Orientadora Educacional, falou sobre o tema. “Toda história da campanha de combate carrega dor, e todas as conquistas têm algum mártir. E toda dor precisa chegar a nossa proximidade, por isso a comunidade precisa estar presente, junto às políticas públicas de proteção à criança. Atualmente, estamos vivenciando uma realidade chocante pelos números de casos de abuso e exploração”, enfatizou Keiles Lucena.

COMPARTILHAR