Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em alusão ao Novembro Azul

Desde a última terça-feira (16), a Secretaria de Saúde de Cubati vem realizando com o apoio da prefeitura municipal, diversas ações em alusão ao Novembro Azul, mês voltado a intensificação sobre os cuidados e atenção a saúde do homem.

No entanto, na manhã desta sexta-feira (19), a secretaria promoveu mais uma ação. Na oportunidade, foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis, verificação de glicemia e pressão arterial, assim como exames de PSA em aproximadamente 100 homens que participaram do evento, além da palestra do médico da atenção primária à saúde do município, Dr. Gustavo Gadelha que de maneira esclarecedora discorreu sobre o tema.

“Estamos vivendo um mês dedicado a conscientização, combate e diagnóstico precoce aos tumores urológicos, sendo o câncer de próstata o mais comum entre eles. É sempre muito gratificante poder contribuir com a saúde do nosso município. Poder ver a quantidade de homens que estão se preocupando e cuidando da sua saúde, pensando numa melhor qualidade de vida nos deixa muito felizes. Sempre houve um determinado preconceito por parte dos homens quando o assunto é o Novembro Azul e os exames urológicos, porém, o evento de hoje mostra que de fato esses pensamentos estão ficando no passado e homens estão cada vez mais se dedicando a sua saúde. Isso é muito importante pois a melhor e mais eficaz forma de cura do câncer de próstata é a prevenção e o diagnóstico precoce”, enfatizou a secretária municipal de saúde, Elaine Cristina.

COMPARTILHAR